Olá Pessoal!

Hoje apresento a vocês uma nova profissão na indústria de TI. Em um mercado que vem se expandindo considerávelmente, fato é que novas oportunidades e papéis surgirão, o que abordo hoje é sobre o Arquiteto de Nuvens, aquele que será responsável por desenhar, projetar e implementar a infraestrutura de uma nuvem, seja ela privada ou pública.

A Microsoft possui um programa para estudantes (engenheiros, cientistas e arquitetos) de TI, que praticamente consegue moldar este novo profissional, conhecido por Microsoft Virtual Academy, específico para você aprender todos os conceitos de como desenhar uma Arquitetura em Nuvem com principios de boas práticas, projetar a parte de infraestrutura, realizando os levantamentos necessários e implementar essas estruturas em pequenas, médias e grandes empresas. O programa aborda desde os conceitos mais simples até o mais profundo possível.

O que o Microsoft Virtual Academy representa:

O MVA é uma experiência de aprendizagem totalmente baseado na nuvem, com o foco em tecnologias Microsoft para a nuvem. Você pode acessar uma variedade de conteúdo online de treinamento e se tornar um dos especialistas de renome na comunidade IT Pro e em todo o mundo. O MVA oferece a seus usuários uma experiência de universidade virtual: o estudante pode selecionar um curso e estudar o material e depois fazer a auto-avaliação. Ao fazer isso, ele irá acumular pontos que irá promovê-lo a um nível de Bronze, Prata, Ouro ou Platinum. Estudantes no MVA podem ter acesso a todas as informações, estatísticas e os avanços de sua carreira, formação que lhes permite manter um relacionamento de longo prazo com a Microsoft. Os treinamentos no MVA são gratuitos, e você pode estudar o conteúdo a qualquer momento e em seu próprio ritmo.

Microsoft

Nuvem é o assunto do momento, e para que esta revolução aconteça, este novo perfil de profissional terá que surgir também e com grande capacidade técnica, até porque são inúmeras verticais que ele deverá conhecer para se tornar um profissional com expertise para oferecer produtos voltados para este cenário de TI. Segundo especialistas, pode-se comparar com a revolução da imersão dos PC (Computadores Pessoais) sobre a sociedade no inicio dos anos 80, realmente um novo processo irá se iniciar para os próximos anos, muitos conceitos já começaram a mudar com o surgimento da Computação em Nuvens.

Se você tem interesse em conhecer mais sobre o programa, segue o link abaixo:

Para profissionais e estudantes que já ingressaram no programa e desejam se conectar e expandir a sua rede de profissionais que já estão trabalhando com a Computação em Nuvens, temos um grupo de discussões sobre a evolução dos profissionais dentro do programa entre outros assuntos, no Linkedin.

Sugestões são bem vindas, principalmente sobre tópicos que vocês gostariam de saber mais.

Um forte abraço pessoal,

Júlio César Cosmo

Anúncios