Olá pessoal!

A Microsoft apresentou nesta última quarta-feira a próxima geração do sistema operacional Windows. A interface do novo sistema é baseado no modelo inovador de construção de UI conectados a tipografia, visando apresentar um visual limpo, claro e rápido, de forma a reduzir assim a quantidade desnecessária de elementos poucos utilizados, concentrando-se em objetivos primários para o usuário e fazendo muito com muito pouco. A Microsoft já aplicou este novo paradigma de interface em outros produtos, como o Zune e o Windows Media Center.

O Windows 8 demonstrou que será ainda mais rápido e com uma dinâmica incrivel na manipulação de seus recursos, transformando assim a experiência do usuário com a nova geração de sistemas operacionais. O poder, a flexibilidade e a conectividade se mantém intactos no novo sistema, afirma a Microsoft.

Alguns aspectos relacionados a apresentação do novo sistema:

  • Rápido, a abertura de aplicações a partir de uma tela em blocos, baseados na tela inicial do sistema, que substitui o menu Iniciar do Windows com uma exibição personalizada em tela cheia, escalável de aplicações.
  • Live Titles apresentando as notificações em tempo real do aplicativo que você selecionar.
  • Fluí naturalmente ao alternar os aplicativos em execução.
  • Capacidade de encaixar e redimensionar um aplicativo para qualquer canto da tela, com isso é possível trabalhar com múltiplos aplicativos ao mesmo tempo, distribuindo sobre a tela na forma mais conveniente para o usuário.
  • Aplicativos conectados à internet e web-powered construído utilizando HTML5 e JavaScript que têm acesso a toda a potência do PC incluindo os recursos de placas gráficas.
  • Navegação multi-touch totalmente otimizado, com todo o poder do Internet Explorer 10 acelerado por hardware.

Estamos trabalhando arduamente na próxima versão do Windows. Windows 7 vai vender mais de 350 milhões de unidades neste ano. Fizemos um lote no Windows 7 para melhorar a satisfação do cliente. Temos um nova interface para o usuário… No entanto, como estamos ansiosos para a próxima geração de sistemas Windows, que sairá no próximo ano, ainda há um lote inteiro de Windows 7 para o mercado. À medida que avançamos ao longo do ano, você deve esperar para ouvir muito sobre o Windows 8. Windows 8 em tablets, PCs, mobiles e uma variedade de fatores de forma diferentes. Steve Ballmer – Microsoft

Microsoft não anunciou uma data de lançamento para o Windows 8, mas a indústria tem projetado que isto possa ocorrer entre algum momento do segundo semestre de 2011 e início de 2012.

Sugestões são bem vindas, principalmente sobre tópicos que vocês gostariam de saber mais.

Um forte abraço pessoal,

Júlio César Cosmo

Anúncios