Olá Pessoal!

O All-In-One Code Framework pretende minimizar a dificuldade que um desenvolvedor tem para projetar uma solução utilizando algum algoritmo novo que possui poucas referências e exemplos na web, diminuindo assim a deficiência por encontrar códigos prontos que irão facilitar o dia a dia do desenvolvedor. Nada mais é que uma biblioteca de códigos centralizado, que começou como um pequeno projeto pelos engenheiros de suporte na sede em Xangai, e até o momento já foi baixado mais de 300.000 vezes.

Na Microsoft em Xangai existe um grupo de engenheiros que trabalham diretamente com a Comunidade MSDN, eles percorrem as milhares de perguntas e respostas postadas nos fóruns, em busca de criar maneiras para diminuir a dificuldade que certos desenvolvedores encontram para finalizar os seus algoritmos ou soluções.

A um ano atrás o time descobriu um padrão que ocorria na comunidade, eles perceberam que muitos desenvolvedores faziam as mesmas perguntas, e definiram esta ação como “Developer’s Pain Points”.

“Nós pensamos, por que não escrever exemplos de código com base nessas tarefas de programação mais frequentes, colocar esses exemplos de código em uma solução em um código, e disponibilizar aos nossos clientes (desenvolvedores) livremente?” disse Jialiang Ge, engenheiro que coordenou essa nova empreitada.

E assim nasceu o All-In-One Code Framework. O que começou como um pequeno projeto e desde então tem crescido em uma biblioteca centralizada de exemplos de código que inclui todas as tecnologias de desenvolvimento Microsoft. Oferecendo passo-a-passo sobre como desenvolver o código para uma tecnologia específica da Microsoft, os exemplos de código são todos baseados em questões reais dos desenvolvedores afixados em locais como os fóruns do MSDN.

O All-In-One Code Framework já foi baixado mais de 300.000 vezes por desenvolvedores de todo o mundo. Durante o período inicial, o projeto pulou para o Top 3 no CodePlex, site da Microsoft que hospeda projetos open source.

Em novembro, a equipe lançou um serviço gratuito de solicitação de exemplos de códigos, encorajando os desenvolvedores a enviar exemplos para o projeto. Os desenvolvedores também podem votar nos tópicos disponíveis, e os engenheiros fornecem exemplos de código de acordo com o nível de necessidade por aquele exemplo de código. Esta é uma nova forma de ouvir as necessidades dos desenvolvedores e reduzir a quantidade de esforço necessária para que os desenvolvedores possam concluir o seu trabalho de forma mais rápida.

Satisfeito com a resposta do projeto, o criador Jialiang Ge diz: “Hoje, vários exemplos de código estão espalhadas por todo o ciberespaço, e muitas vezes de qualidade variável. Desenvolvedores geralmente buscam seus códigos por consulta no Bing ou no Google e cruzam os dedos…”. Bibliotecas de código centralizado são raros, mas eles são de valor inestimável para os desenvolvedores.

Após o feedback positivo dos primeiros desenvolvedores, o projeto ganhou carta verde da Microsoft para prosseguir em frente. A equipe já conta com sete engenheiros para criar a biblioteca. “Nós queríamos revolucionar os exemplos de códigos” disse Ge. Hoje, o framework possui 500 exemplos de código para tecnologias como o Azure, Windows 7, ASP.NET e Silverlight. Todas os exemplos estão disponíveis em três diferentes linguagens de programação.

A equipe vai continuar trabalhando sobre o All-In-One Code Framework, e seus planos para os próximos dois anos não são menos grandiosos. “Nós queremos mudar o mundo do desenvolvimento”, disse Ge. “Nós queremos tornar a vida das pessoas mais fácil e mudar a prática de programação dos desenvolvedores”.

Link para Download do Framework

Sugestões são bem vindas, principalmente sobre tópicos que vocês gostariam de saber mais.

Um forte abraço pessoal,

Júlio César Cosmo

Anúncios