Olá pessoal!

Este produto da Microsoft que não é tão novo, foi lançado em novembro de 2006 e permite que os usuários criem experiências incriveis com a sua coleção de fotos, transformando-as em imagens tridimensionais de 360 graus.

É uma ferramenta com um potencial astronômico, a primeira impressão a se notar é que em um futuro próximo ela será utilizada tanto para enriquecer o entreneminento na Web 2.0 quanto para fins profissionais e que vai contribuir de forma significativa com o avanço tecnológico.

Como exemplo de experiência na web vou citar a parceria da NASA com o Microsoft Live Labs, que é uma organização de pesquisa focada na incubação de tecnologias inovadoras que envolvem a web, para melhorar e acelerar a evolução dos produtos e serviços de internet da Microsoft. Essa parceria teve por objetivo unir centenas de fotografias da NASA em alguns modelos tridimensionais, como por exemplo o Ônibus Espacial Endeavour, o solo de Marte e a Estação Espacial Internacional.

Ônibus Espacial Endeavour e a malha de pontos do Microsoft Photosynth

“O Microsoft Photosynth leva o público pra mais perto do nosso equipamento de vôo espacial e hardware”, disse Bill Gerstenmaier, administrador associado para operações espaciais na sede da NASA em Washington.

As imagens da estação espacial não são simulações ou representações gráficas, mas imagens reais recentemente tomadas pelos astronautas em órbita. Embora você não está voando 220 milhas acima da Terra a 17.500 milhas por hora, que lhe permite navegar e visualizar os detalhes surpreendentes da estação real como se você estivesse lá.

O Microsoft Photosynth permite a combinação de até milhares de fotos digitais regulares de uma cena para apresentar um modelo detalhado em 3D de um objeto, dando aos espectadores a sensação de deslizar suavemente ao redor da cena de qualquer ângulo. A coleção pode ser construída a partir de fotos de uma única fonte ou várias fontes.

Agora em uma outra vertical, a do avanço tecnológico uma demonstração clara do potencial do Microsoft Photosynth foi apresentanda em um dos capítulos da série televisiva CSI: New York. O objetivo era interpolar as centenas de fotos tiradas pelos visitantes de uma casa de show para ajudar a encontrar um possível suspeito de um crime, com isso temos que uma das áreas de aplicação do Microsoft Photosynth seria a investigação criminal. Tendo em vista este cenário, é possível imaginar outros interesses do produto, como por exemplo: mineração, construção civil, entrenenimentos e etc…

Com isso, fica visível a real intensão da Microsoft com o seu produto Photosynth, além de enriquecer o poder de liberdade do usuário final na frente do seu computador, colaborar expressivamente com áreas que ainda sofrem de alguma carência tecnológica.

Ferramenta Forense com o Microsoft Photosynth

Bom, é isso pessoal, abaixo segue alguns links interessantes se tiver interesse em saber mais sobre este produto.

Site do Produto:

http://photosynth.net/

NASA Photosynth Collection:

http://www.nasa.gov/externalflash/photosynth/index.html

Sugestões são bem vindas, principalmente sobre tópicos que vocês gostariam de conhecer mais.

Um forte abraço pessoal,

Júlio César Cosmo

Anúncios